O Cuco

Em 2014 utilizámos uma publicação com o título “O Cuco” para falar sobre o aliciamento de outros grupos de folclore sobre os nossos componentes. Hoje voltamos a usar o mesmo nome para alertar sobre uma situação também muito preocupante.

Gradualmente ao longo dos anos, o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia procedeu a recolhas de danças, cantares, assim como os diversos costumes e tradições do Povo Caramelo que se fixou na região, trabalho reconhecido, melhorado com o aprofundamento de novos conhecimentos e que tem sido divulgado no nosso site, no Facebook, no processo digital da Federação do Folclore Português e em muitos outros documentos publicados em órgãos de comunicação social e em colóquios ou encontros de formação de folcloristas.

Percorremos quase toda a zona rural, falámos com dezenas de pessoas, tendo deste trabalho resultado aquilo que hoje representamos em demonstrações de folclore. Existe ainda recolhas que nos deixaram dúvidas, e assim sendo, algumas são utilizadas apenas pelo nosso Grupo de Musical Popular Espiga Dourada e outras estão apenas em arquivo. Todas as nossas fontes estão devidamente identificadas.

Quando usamos os nossos meios de comunicação para divulgar o nosso trabalho, sabemos que corremos o risco de outros poderem usar abusivamente o resultado de muitos anos de pesquisa, de novo podemos recordar método do “Cuco” (fêmea naturalmente) ou pior podemos afirmar o uso das nossas publicações sem previa autorização, e sem a devida identificação da fonte, é plágio, sim mesmo sendo uma recolha é plágio.

Assim aos amigos “Cucos” Folcloristas, recomendo bom senso, respeito pelo trabalho dos outros e pelas pessoas envolvidas, e que aproveitem o tempo livre para estudar as tradições das suas regiões e populações. Sim dá trabalho é verdade, mas não basta falar bonito e dizerem que são grupos amigos, devem dar o exemplo, e o nosso movimento do Folclore não merece tais situações.

O chapéu só serve para quem quer, e espero que este “chapéu” ajude na reflexão da gravidade da situação.

 

O Presidente.
Manuel Fernando Miguel
26 Abril 2021

Comments are closed.